Cabelos do Bem - Doação

   Apesar do verão só ter início no dia 21 de dezembro, nós brasileiros já estamos sentindo na pele as altas temperaturas.

   Das muitas opções que dispomos para amenizar o calor. Cortar o cabelo e dar uma transformação no visual é uma ótima pedida! Os cabelos curtos/médios nunca saem de moda e ano após ano estão cada vez mais elegantes.

   E nada mais elegante do que fazer uma boa ação! Quando desapegar das madeixas, doá-las para ONGs que as transformarão em perucas para os pacientes oncológicos.

   Para quem conhece o mito de Sansão e Dalila, sabe que a verdadeira força não estava no cabelo, pois Sansão se deu muito bem sem ele. Todavia podemos falar que o seu cabelo tem uma força inimaginável, a força de trazer alegria para os amados que tristemente perderam seus fios no tratamento e na corajosa luta contra o câncer.


Preparando o cabelo para doação


   Eu resolvi aproveitar o momento propício em que já estava com o cabelo grande, o calor está insuportável e também que o calendário astrológico estava favorável para transformações capilares (risos). Aderi ao visual dos curtinhos! Gostei muito do resultado, achei que ficou até melhor!

Antes

Depois

   Quem me ajudou a realizar essa transformação foi a Val, simpatia em pessoa e excelente profissional! Ela é cabeleireira no Salão Mariart, localizado na Av. Inácio Cunha Leme, 434 - Jardim Suzana - Zona Sul - São Paulo - SP. Os telefones de contato são (11) 5666-4293 e (11) 2876-4088. 

Qual cabelo pode doar?

Os cabelos para doação devem estar de acordo com essas exigências:
  •  Ter mais de 15 cm de comprimento
  •  As madeixas devem estar amarradas no elástico
  •  Cabelos limpos e secos
  •  Colocar as madeixas preferencialmente dentro de um saco plástico antes de enviar
  •  Os cabelos não podem tocar o chão na hora do corte



   Em geral se aceitam todos os tipos de cabelo: lisos, ondulados, cacheados, grisalhos e até com tintura. Mas no caso de cabelos descoloridos (decapagem) muitas ONGs recusam pelo fato de ser um cabelo mais frágil que as vezes não consegue ser preso na peruca. (Sempre verifique as exigências da ONG que irá receber seu cabelo, apesar dessas exigências gerais, pode haver divergência de uma para outra).

Eu (Lúcia) e a Val após o corte
   A ONG que eu escolhi para enviar as madeixas é a ONG Rapunzel Solidária e fica em São Paulo - SP. Projeto idealizado pela Elizabeth Lomaski, que foi diagnosticada com câncer e conviveu com outros casos na família. Transformar uma experiência dolorosa em alegria é a especialidade e o ideal dessa paulistana. Se você também quiser enviar para lá, os dados de envio são:
Projeto Rapunzel Solidária
Caixa Postal: 57007
Al. dos Maracatins, 976
São Paulo - SP
04089-972


   Existem muitas ONGs que aceitam doação de cabelos. Minha dica é que quando for escolher uma, procure conhecer a história desta. Ver o que ela já realizou, os valores que tem e doe se sentir afinidade e segurança quanto a seriedade do projeto. Conheço algumas pessoas que se decepcionaram ao doar para projetos que fizeram pouco caso ou nem se deram ao trabalho de responder que receberam e agradecem pela contribuição. Isso sem contar as pessoas de má fé que dizem que o seu cabelo vai para perucas para os pacientes com câncer e na realidade eles vendem para salões e ficam com o dinheiro para uso próprio. 

   Outra dica que eu dou é para aqueles que querem cortar mas a "grana tá curta", existem ongs que tem parceria com "Salões Amigos", salões que cortam seu cabelo de graça quando a sua intenção é doar as madeixas. Entre em contato e verifique essa possibilidade. 

   "Cortar os cabelos para se refrescar no verão
Mais ainda para encher de esperança e alegria o seu coração!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário