Cartão SUS Digital - Novidade!

   Hoje o Ministério da Saúde divulgou mais uma vez o #CartãoSUS para o uso através de smartphone. (estamos evoluindo!) Você pode ler a matéria diretamente no link do Portal Brasil, clicando aqui. E tem esse vídeo super bacana da TV Saúde:


video

   Os cartões tradicionais permanecem em uso. Além disso, a pesquisa Mobile Report, da Nielsen Ibope, 68,4 milhões de pessoas utilizam a internet pelo celular no Brasil. A ideia é que essas pessoas possam utilizar o aplicativo e, com isso, trazer economia aos cofres públicos. Isso porque, apenas em 2014, o Ministério da Saúde destinou R$ 4 milhões para a compra de mais de 13 milhões de mídias plásticas do cartão"
   O aplicativo está disponível para smartphones com sistema Android e até novembro será lançado na Apple Store. 
   O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembra que o acesso ao cartão por meio digital trará muitos ganhos à população. “Vamos aperfeiçoar cada vez mais o aplicativo de modo que seja possível ampliar a oferta de serviços disponíveis por meio da ferramenta, como a busca de serviços de saúde com auxílio de mapas, alerta de consultas marcadas na rede pública e até solicitar marcação de consultas pelo aplicativo”, explicou.   
- Via Facebook do Ministério da Saúde 


Minha Experiência

 O primeiro contato foi bem entusiasmante! O aplicativo é bem simples e de fácil utilização. No primeiro acesso você especifica o seu número de CPF ou CNS, coloca a sua data de nascimento e o e-mail. Em seguida o app lhe informa o seu número de cartão e você cria uma senha de acesso. Menos de 5 minutos! O app irá solicitar uma confirmação através do e-mail que você fornecer, então lembre-se de verificar sua caixa de entrada.


    


O menu central conta com as opções:

Minha Saúde

Aqui você insere os seus dados básicos (tipo sanguíneo, opção de ser doador de órgãos) tal como informações de medidas de peso/altura, alergia e medicamentos em uso. 

Meus Exames

   Essa opção atualmente é mais voltada para os portadores de síndrome metabólica, hipertensos e diabéticos, pois visa formar um histórico das medidas de pressão arterial e glicemia por dia, que depois será avaliado pelo médico responsável. 

Meus Profissionais

   Aqui você pode cadastrar os profissionais que cuidam de você. Estes profissionais receberão as informações de saúde e resultados de exames que você informar no aplicativo.

Contatos de Emergência

   Para colocar o telefone de contatos (amigos, familiares) como o próprio nome já diz, para ser contatado em caso de emergência. O legal que app já tem acesso à sua agenda de telefone, facilitando ainda mais!

Sobre o SUS

   Breve explicação do que é o SUS com números de telefone úteis. Vale a pena escrever aqui também:

"O Sistema Único de Saúde (SUS) é formado por um conjunto de serviços de saúde que podem ser acessados por qualquer cidadão no território nacional - tanto brasileiros quanto estrangeiros. A porta de entrada preferencial do sistema são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam atendimento clínico agendado, pequenas urgências e visitas domiciliares. 
   Em caso de emergência, o cidadão deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) através do número 192.
   A apresentação do Cartão SUS (físico ou digital) é importante no momento do atendimento, mas não é impeditivo para que o mesmo seja realizado.
   Em caso de dúvidas na utilização do aplicativo ligue 136 (opção 8)"

Fiquei animada para a evolução do app, vai ser muito bacana quando pudermos marcar as consultas através do celular! 

E você, já fez o seu Cartão SUS físico e/ou digital? Não esqueça de compartilhar com os amigos e reforçar nossos direitos em relação à saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário